Faculdade de Ilhéus faz 21 anos e consolida projeto empreendedor

A Faculdade de Ilhéus completou, no dia 2 de outubro, 21 anos de história e se consolida como o maior empreendimento na área do ensino superior do município no setor privado. A instituição surgiu com a oferta de apenas dois cursos de graduação, Administração e Ciências Contábeis, que funcionaram durante dois anos nas dependências do Colégio Vitória, no Bairro da Conquista.

O processo de expansão incluiu a construção da sede própria, localizada na Avenida Tancredo Neves, e a implantação dos cursos de bacharelado em Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Estética e Cosmética, Nutrição, Odontologia e Psicologia, além de cursos profissionalizantes.

A instituição também dinamizou a oferta de cursos em nível de pós-graduação e, hoje, oferece especializações em Direito Penal e Processo Penal, Administração Financeira, Auditoria Fisco-Contábil, Enfermagem Obstétrica e Ginecológica, Gastronomia Brasileira, Gestão de Negócios em Cacau e Chocolate, Gestão Tributária, Ortodontia, Saúde Estética, Vigilância Sanitária e Gestão da Qualidade de Alimentos e Periodontia e Implantodontia.

A Faculdade de Ilhéus foi fundada pelos empresários Almir e Sandra Milanesi, Daury e Fátima Frisso, de origem capixaba (Espírito Santo), num momento em que a região Sul da Bahia sofria grave crise da cacauicultura, principal atividade econômica da região, o que gerou o desemprego de milhares de famílias. Naquele momento, os empreendedores perceberam a oportunidade de investimento na formação profissional de nível superior, o que, posteriormente, repercutiria na retomada do desenvolvimento local.

O diretor-geral da Faculdade, professor Almir Milanesi, afirmou que o sentimento, na atualidade, diante do trabalho desenvolvido à frente da instituição, é de missão cumprida. Ele revelou que o projeto do empreendimento, no início, previa a oferta de 10 cursos em nível de graduação e um corpo de dois mil alunos, no prazo de 20 anos. No contexto atual, a Faculdade de Ilhéus disponibiliza nove cursos de graduação e acolhe cerca de 3.500 alunos. Ao longo desse período, a Faculdade já graduou 3.696 novos profissionais.

“Então, esse é um momento de agradecimento ao povo de Ilhéus e da região, aos alunos, professores e funcionários, pela confiança depositada em nosso projeto. Este é um trabalho de equipe, que envolve todos os segmentos da comunidade acadêmica, cuja finalidade é a transformação da vida das pessoas”, declarou Milanesi.

A história da Faculdade de Ilhéus representa uma efetiva contribuição à modernização e ao desenvolvimento regional. O diretor salienta o compromisso da instituição com a oferta de ensino superior de qualidade, o estímulo à pesquisa e ao empreendedorismo e prestação de serviços à comunidade. “Temos consciência de que o trabalho da Faculdade impactou o cenário da educação superior na região, impulsionou a formação de mão de obra especializada, contribuiu para a expansão do mercado de trabalho e para a retomada de desenvolvimento no Sul da Bahia”, acrescentou. 

Em 2002, o Grupo da Faculdade de Ilhéus adquiriu a Faculdade Madre Thaís e os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia e Gastronomia passaram a funcionar no campus da Faculdade de Ilhéus.

Desafios – Por outro lado, Almir Milanesi enfatizou que a sensação do dever cumprido não afasta os desafios que uma instituição de ensino como a Faculdade de Ilhéus enfrenta diuturnamente, que dependem da oscilação da economia local e nacional, do processo de inovação tecnológica e de exigências apresentadas no mercado de trabalho.

Dentre os desafios postos está a implantação do núcleo de Ensino a Distância (EaD), cuja iniciativa da Faculdade de Ilhéus recebeu a autorização do Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Nesse sentido, a instituição se prepara para oferecer os cursos superiores na modalidade a distância de Administração, Ciências Contábeis e Segurança do Trabalho.

A previsão é que os novos cursos sejam disponibilizados a partir do segundo semestre de 2024. Esse projeto vem sendo desenvolvido sob a coordenação do diretor Almir Milanesi, juntamente com a secretária acadêmica, Sandra Milanesi, o diretor administrativo-financeiro, Alan Frisso, professores e técnicos-administrativos da instituição.